domingo, 30 de maio de 2010

A EAD presente em nossas vidas

   A EAD vem se desenvolvendo no Brasil e está em fase de amadurecimento, acredito muito na Educação a Distância e principalmente no projeto e no trabalho que os parceiros locais e da cidade vizinha oferecem. Um exemplo é é o consórcio Cederj que está presente na vida dos brasileiros principalmente da minha vida, desenvolvendo um trabalho contínuo, com uso das novas tecnologias e na busca do aprimoramento técnico de docentes e pesquisadores promovendo a inclusão social, qualidade de ensino por meio da educação à distância, geração de empregos e desenvolvimento local, fortalecendo o desenvolvimento do município. Precisamos mesmo divulgar esta modalidade de ensino que não tem ainda o devido reconhecimento da sociedade, que seja por ignorância ou desconhecimento sobre o assunto, ainda não acredita muito nela. Temos exemplos de várias instiuições de ensino que oferecem educação a distancia com qualidade no Brasil, a exemplo disso o Cederj que é o que está mais próximo de nós.
   A EAD é a forma inteligente de democratizarmos a informação e proporcionarmos a produção de conhecimento nos pontos mais remotos do Brasil, viabilizando mudanças sociais, econômicas e até políticas que só se alcança com o conhecimento. Acredito que o sucesso da EAD está no comprometimento do aluno, conjuntamente com a instituição que conduz o processo, pois sem isso a aprendizagem não se efetiva, como em qualquer outra proposta mesmo advinda da educação presencial. A metodologia EAD vem revolucionando o ensino no Brasil. A educação de qualidade deixou de ser exclusividade dos grandes centros, e ja chega aos mais remotos cantos do país, onde milhares de brasileiros estão conquistando o direito de ter uma graduação e de se qualificar profissionalmente. Educação a distância é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal entre o professor e o aprendiz.A interligação (conexão) entre as duas partes do ensino se dá por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.
   A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
   Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.


 

5 comentários:

  1. Também acredito muito na EaD que com os avaços tecnológicos possibilita que muitas vezes estejamos em tempo real com alunos e tutores buscando a construção do saber.

    O aluno disciplinado que faz bom uso dessa tecnologia com certeza tem superado barreiras e consegue avançar rumo ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. A EaD faz parte da nossa realidade. Vivenciamos algo que no início parecia ser muito difícil. Concordo com você ao dizer que essa modalidade de ensino desafia o aluno a pesquisar e se dedicar mais aos estudos, o comprometimento do aluno junto à instituição de ensino é essencial para que realmente a aprendizagem aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Por meio desta nova modalidade de ensino, muitos de nós tivemos acesso ao Ensino Superior possibilitando o crescimento profissional, a troca de experiências. Assim, o CEDERJ promoveu a expansão e o acesso a uma universidade pública em todo o Estado do Rio de Janeiro,pois até então era possivel apenas para aqueles que se deslocavam até a capital.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu artigo, super interessante !
    Ainda mais por se tratar de um assunto muito atual e parte de nossa realidade..
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. A EaD é uma realidade presente no nosso dia-a-dia, já que vivenciamos e participamos ativamente desse processo.
    Essa modalidade de ensino merece muita ênfase, uma vez que desafia o aluno a pesquisar e se dedicar mais aos estudos.
    Parabéns pela escolha de um assunto tão atual e real!

    ResponderExcluir